Vulcão neozelandês entrou em erupção depois de 115 anos adormecido

A erupção lançou uma gigantesca nuvem de cinzas sobre a região
Fotogaleria
A erupção lançou uma gigantesca nuvem de cinzas sobre a região Marty Melville/AFP
Fotogaleria
Marty Melville/AFP

O vulcão Tongariro, na ilha Norte da Nova Zelândia, apanhou todos de surpresa e acordou passados 115 anos. Na noite de segunda-feira entrou em erupção e lançou uma gigantesca nuvem de cinzas e rochas, que obrigou ao encerramento de estradas.

A erupção aconteceu na cratera Te Maari, na montanha Tongariro, que se eleva a 1968 metros de altitude e foi usada como um dos cenários da trilogia Senhor dos Anéis. “Não tivemos nenhum aviso”, disse o vulcanólogo neozelandês Brad Scott, à estação de televisão TVNZ. No último mês registaram-se cerca de 100 pequenos sismos na região mas nada fazia prever o início da actividade vulcânica, dizem os cientistas.

Os especialistas descrevem a erupção como um evento hidrotermal em pequena escala e não implicou a expulsão de lava, apenas cinzas e vapor. Ainda assim, a erupção levou a companhia de aviação Air New Zealand a cancelar os voos de e para as cidades da ilha Norte, causando danos nas cabanas de apoio do Parque Nacional de Tongariro – o mais antigo na Nova Zelândia, criado em 1887. Também obrigou ao encerramento do percurso pedestre de 20 quilómetros Tongariro Alpine Crossing, um dos mais procurados do país. No momento da erupção não havia ninguém nas cabanas de apoio.

Hoje, o Tongariro continua a libertar vapor mas a actividade tem vindo a diminuir, segundo o Departamento de Conservação neozelandês, em comunicado.

As autoridades neozelandesas estão a acompanhar de perto o evoluir da situação e preparam-se para o pior cenário, apenas como precaução: o início de uma erupção com lava. “A actual actividade eruptiva é baixa mas poderá recomeçar a qualquer momento”, escreve o GNS, o instituto que monitoriza a actividade vulcânica do país. “Mantém-se o alerta amarelo para a aviação, o que reconhece que a actividade diminuiu mas que ainda é possível um agravamento da situação”, acrescentou.

Os habitantes no sopé na montanha estão em alerta para uma eventual necessidade de evacuar a região.

A última vez que Tongariro tinha estado activo foi em 1897.

Sugerir correcção
Comentar