Rei de Espanha afastado da presidência do WWF

Foto
Fotografia colocada no site da Rann Safaris mostra Juan Carlos à frente de um elefante morto, no Botswana DR

A assembleia extraordinária da filial espanhola do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês), convocada para este sábado, tinha como único ponto de discussão a destituição ou não do rei Juan Carlos do cargo de presidente honorário. E os sócios da organização decidiram mesmo afastar o monarca espanhol daquele cargo honorífico, que ocupava desde 1968.

Em causa estava o polémico safari feito por Juan Carlos no Botswana, em Abril, na qual tomou parte numa caçada de elefantes e, após uma queda, acabou por ficar ferido. O rei de Espanha fracturou a bacia, teve de ser submetido a uma operação, mas a estadia no hospital não impressionou os defensores dos direitos dos animais, que muito o criticaram.

“É indecente, repugnante e indigno de uma pessoa com a sua responsabilidade. Você é a vergonha de Espanha”, escreveu então a actriz francesa Brigitte Bardot, conhecida activista na defesa dos direitos dos animais, numa carta aberta a Juan Carlos. Em Espanha, os críticos relevaram ainda o facto de o rei se dedicar a safaris em tempos de crise.

Os pedidos para o afastamento do rei da presidência honorária da WWF espanhola – lugar que ocupava desde a fundação da organização – foram muitos e, neste sábado, acabaram por ser ouvidos. Com 226 votos a favor (94%) e 13 contra, os sócios do Fundo reunidos em Madrid não deixaram margem para dúvidas sobre o facto de Juan Carlos já não ser ali bem-vindo.

“Apesar de este tipo de caça ser legar e estar regulamentada, [a sua prática] foi considerada incompatível, por muitos dos sócios, com a presidência honorária de uma organização internacional como o WWF de defesa da Natureza e do meio ambiente, e uma das que mais esforços e recursos dedica à conservação de espécies em vias de extinção”, lê-se na nota publicada online, após a assembleia extraordinária de hoje.

O que membros da organização fizeram, na prática, foi alterar os estatutos, eliminando o artigo 6 (“É presidente fundador e honorária da associação Sua Majestade o Rei D. Juan Carlos I de Espanha”).

Sugerir correcção
Comentar