Português vai percorrer 13.000 quilómetros para testar eficiência do biodiesel automóvel

Foto
No Peru vão ser percorridos 250 quilómetros diários Oliver Lang/AFP

Um professor da Universidade do Minho começa nesta quinta-feira a percorrer 13.000 quilómetros, entre as cidades de Salvador da Baía, no Brasil, e Ilo, no Peru para testar a eficiência do biodiesel automóvel.

Jorge Martins, do departamento de Engenharia Mecânica na Universidade do Minho, está actualmente na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) a fazer investigação sobre a utilização do biodiesel. O académico português vai participar na “I Travessia Interoceânica B100 Brasil-Peru”.

Nesta expedição vão ser utilizadas duas pick-ups para fins comparativos, uma abastecida com gasóleo e a outra com biodiesel puro (B100), “cem por cento natural” e produzido na Instalação Piloto de Produção de Biodiesel da UFBA, com óleo vegetal proveniente de hospitais, restaurantes e vendedores ambulantes de uma especialidade gastronómica da Baía, o acarajé.

Na viagem serão realizados testes de emissões poluentes e do desempenho das pick-ups para comparar o comportamento do biodiesel relativamente ao gasóleo. O percurso vai demorar 20 dias, com médias diárias de 700 quilómetros percorridos no Brasil e de apenas 250 quilómetros no Peru, devido às condições das estradas e à montanha.

Segundo a Universidade do Minho, a expedição “visa chamar a atenção para o potencial de expansão dos biocombustíveis na matriz energética brasileira, (...) contribuindo para o desenvolvimento de técnicas e tecnologias sustentáveis, eficientes e inovadoras”.

Sugerir correcção
Comentar