Avião Solar Impulse aterrou em Madrid

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O Solar Impulse, na quinta-feira, preparado para descolar do aeroporto de Payerne Fabrice Coffrini/AFP

O avião suíço Solar Impulse aterrou na madrugada desta sexta-feira no aeroporto de Barajas, em Madrid, na primeira etapa do seu primeiro voo intercontinental da Suíça a Marrocos, antes de uma volta ao mundo prevista para 2014.

O Solar Impulse aterrou às 1h28 locais (0h28, hora em Portugal), no aeroporto de Barajas, depois de quase 17 horas de voo e de uma viagem de 2000 quilómetros. Ao chegar, o piloto, André Borschberg, um dos fundadores do projecto, “saiu do avião a sorrir, mas sem dúvida feliz por sentir terra firme debaixo dos pés”, segundo uma nota do projecto, divulgada no site oficial na Internet. “O voo decorreu muito bem”, disse o piloto.

O avião descolou de Payerne, na Suíça, na quinta-feira às 8h24 locais (7h24 em Portugal), sobrevoou os Pirenéus, o seu maior obstáculo, e chegou à zona do aeroporto espanhol três horas antes do previsto. O protótipo sobrevoou a região, a 3600 metros de altitude, até o aeroporto dar luz verde para aterrar.

O voo foi acompanhado pelo centro de controlo montado no aeroporto militar suíço de Payerne.

As asas do avião estão cobertas por 12.000 células fotovoltaicas que alimentam quatro motores eléctricos, com uma potência de dez cavalos cada um. A energia é armazenada em baterias, o que permite ao aparelho voar durante a noite. O Solar Impulse tem a envergadura de um Airbus A340 (63,4 metros) e pesa 1600 quilos.

O mais tardar na segunda-feira, o avião parte em direcção a Marrocos. Esta última etapa será realizada pelo explorador e outro co-fundador do projecto, Bertrand Piccard, que levará o Solar Impulse até Rabat.

Este voo, que pela primeira vez atravessa o Mediterrâneo, deverá servir como “último teste antes da volta ao mundo em 2014”, explicaram os organizadores.

Foram precisos sete anos de trabalho e uma equipa de 70 pessoas e 80 parcerias para construir este avião em fibra de carbono. A construção de um segundo aparelho, para fazer a volta ao mundo em 2014, já começou. O aparelho deverá estar pronto em 2013 para um primeiro voo de testes ainda nesse ano.

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