ONU diz que há 75 mil milhões de toneladas de solos degradados todos os anos

Foto
Um campo de arroz seco perto do rio Mekong Hoang Dinh/AFP

Todos os anos, 75 mil milhões de solos férteis ficam degradados por causa da desertificação, o que equivale a 23 hectares transformados em deserto a cada minuto, alertaram as Nações Unidas nesta segunda-feira.

A degradação dos solos e a seca nas zonas áridas causa a perda de 12 milhões de hectares de solos produtivos todos os anos. “Essas áreas poderiam produzir 20 mil milhões de toneladas de cereais”, disse Luc Gnacadja, secretário-executivo da Convenção-Quadro da ONU para o Combate à Desertificação, em conferência de imprensa na sede das Nações Unidas.

“O uso sustentável dos solos é um imperativo. Devia ser um marco para a economia ‘verde’ e erradicação da pobreza e espero que a conferência do Rio+20, no Brasil, responda a esse imperativo”, acrescentou.

Luc Gnacadja defende uma melhor gestão dos solos férteis ainda não degradados e a recuperação dos solos já degradados.

“Quero que cheguemos todos a acordo em relação ao objectivo de nos tornarmos uma sociedade sem terras degradadas”, disse Leila Lopes, embaixadora da ONU para as Zonas Áridas desde Janeiro e Miss Universo 2011.

Hoje, a desertificação e degradação dos solos cobre 40% do planeta e afecta 1500 milhões de pessoas em todo o mundo, 75% estão entre os mais pobres de todos.

Leila Lopes, de Angola, acredita que as zonas áridas podem ser restauradas e pediu um esforço maior por parte da comunidade internacional.

Sugerir correcção
Comentar