Fuga de gás obriga à evacuação de plataformas petrolíferas no Mar do Norte

Foto
Plataforma Elgin-Franklin, da Total, no Mar do Norte Antoine Agasse/AFP

Uma fuga de gás está por controlar desde domingo numa plataforma petrolífera no Mar do Norte, ao largo da cidade escocesa de Aberdeen. De momento está em curso a retirada de mais de 230 funcionários daquela estrutura e de outras nas proximidades.

A fuga, que ainda não está controlada, foi detectada na plataforma Elgin-Franklin, da Total, a 240 quilómetros de Aberdeen, segundo um comunicado da empresa. Foram retirados das instalações 219 funcionários, com a ajuda da Guarda Costeira de Aberdeen e de sete helicópteros. “Apesar de esta ser uma situação grave, ninguém ficou ferido e todos foram levados para locais em segurança”, garante a Total.

De momento, “a situação está estabilizada”, garante a empresa. “Continuamos a tomar todas as medidas possíveis para tentar identificar a causa e a fonte da fuga e para controlá-la”.

Perto da plataforma Elgin, a quatro milhas náuticas, a companhia petrolífera Shell está a retirar 85 trabalhadores da plataforma Shearwater e da estrutura de perfuração Noble Hans Deul, como medida de precaução. As operações estão suspensas.

Entretanto foi confirmada a existência de uma mancha de poluição nas águas perto da plataforma. A equipa de resposta a derrames de petróleo da Total já realizou dois voos para avaliar a extensão da mancha e hoje deverão ser realizados outros dois voos. No local mantêm-se vários navios, prontos a intervir em caso de agravamento da poluição e um avião está preparado para lançar químicos dispersantes se for necessário, adianta a Total.

Sugerir correcção
Comentar