Governo açoriano vai monitorizar espécies de morcego do arquipélago

Foto
Os especialistas admitem que apenas existem no arquipélago duas espécies de morcegos Daniel Rocha

O governo dos Açores inicia em Abril um projecto de inventariação e monitorização das espécies de morcegos do arquipélago, que se encontram entre as menos conhecidas e as mais ameaçadas em Portugal.

Nos Açores estão inventariadas quatro espécies de morcegos, a mais emblemática é o Morcego-dos-Açores (Nyctalus azoreum), que é a única espécie de mamíferos endémica da região.

Apesar de estarem registadas quatro espécies, os especialistas admitem que actualmente apenas existam no arquipélago populações de duas, o Morcego-dos-Açores e o Morcego-da-Madeira (Pipistrellus maderensis), o que indicia a regressão e a vulnerabilidade destas espécies.

“O acompanhamento destas populações é fundamental para reverter uma eventual situação de decréscimo populacional de morcegos nas ilhas dos Açores”, refere a Secretaria Regional do Ambiente, numa nota divulgada através do gabinete de comunicação do executivo.

Nesse sentido, considera que “dada a sua vulnerabilidade e as lacunas existentes no conhecimento de factores essenciais para a conservação destas espécies, é importante a realização de censos que forneçam informações sobre o estado, a tendência das populações e os potenciais factores de ameaça”.

O projecto envolve a formação de Vigilantes da Natureza para os dotar com os conhecimentos necessários para identificar as espécies através das características morfológicas e de vocalização, estando previsto para Abril o início de uma campanha de censos.

A iniciativa do executivo regional insere-se nas celebrações do Ano Internacional do Morcego (2011-2012), promovido pela Convenção sobre a Conservação das Espécies Migradoras Pertencentes à Fauna Selvagem e pelo Acordo sobre a Conservação dos Morcegos Europeus, que visa promover a conservação, investigação e divulgação das cerca de 1200 espécies de morcegos existentes no planeta, das quais metade estão ameaçadas de extinção.

Sugerir correcção
Comentar