Tarde Oceânica do Pavilhão do Conhecimento

A 3 de Março, das 11h00 às 18h00, o Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, organiza uma série de actividades para as famílias dedicadas aos recursos marinhos. As Tardes Oceânicas regressam a 14 de Abril e 19 de Maio.

"Nas bancas de mercado que teremos à sua espera descubra as diferenças entre os peixes selvagens e de aquicultura; pegue numa régua e verifique se os polvos, robalos e douradas cumprem os tamanhos mínimos de captura. Faça uma licitação na nossa lota e saiba qual é o pescado mais consumido pelos portugueses. E se o peixe combina com sal, descubra como a importância deste mineral vai muito para além do prato e condimenta também a nossa economia", escrevem os organizadores.

"Na Cozinha é um Laboratório, vista o avental e prepare um delicioso caviar de fruta utilizando um ingrediente muito especial: as microalgas. Já agora, sabia que estas são os verdadeiros pulmões do planeta? Veja como podem tornar a nossa indústria menos poluente".

"Observe ao microscópio os vários tipos de bactérias oceânicas que são utilizadas para fazer roupa, cosméticos e produtos farmacêuticos. Mas para chegar até elas terá de manobrar um ROV no fundo do mar e entrar num submarino. Os mais pequenos poderão levar para casa bactérias que brilham no escuro".

"E já que estamos no fundo do mar, descubra a enorme riqueza de minerais que aí se escondem. Entre no jogo e faça a correspondência entre uma radiografia, uma pasta de dentes, os rebuçados bola de neve e os minérios oceânicos".

"De volta à superfície, apanhe a onda das energias renováveis e conheça a Central de Ondas do Pico, um dos mais antigos projectos de ondas do Mundo. Aproveite também para conhecer um projecto inovador a nível mundial de aproveitamento da energia dos ventos oceânicos, recentemente instalado em águas portuguesas".

"Entre no nosso laboratório para conhecer os misteriosos organismos que derivam ao sabor das correntes oceânicas. Os mais pequenos podem ainda mergulhar no imaginário da história "A Menina do Mar"".

Entre as 16h30 e as 17h30, participe numa conversa com especialistas sobre Peixes, bactérias e minerais abissais e a sua importância no nosso dia-a-dia.

A participação nestas actividades é gratuita e não requer inscrição.

A 14 de Abril o tema será "Titanic e a história da construção naval" e a 19 de Maio será "O Oceano Profundo".

Contactos:

Telef: 21.891.71.00

Fax: 21.891.71.71

Sugerir correcção
Comentar