Painéis solares permitiram à Câmara de Alvaiázere poupar 18 mil euros por mês

Foto
Cinco Juntas de Freguesia tomaram a iniciativa de produzir e vender energia eléctrica Rui Gaudêncio

A instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios da Câmara de Alvaiázere já permitiu poupar na factura da electricidade em 18 mil euros mensais, revelou a autarquia.

Depois de uma escola, do mercado municipal, de um pavilhão desportivo, das piscinas e da biblioteca local, os mais recentes painéis fotovoltaicos foram colocados na cobertura do pavilhão multiusos.

Neste momento o investimento atinge os 120 mil euros que, segundo a Câmara de Alvaiázere, “será recuperado no máximo em oito anos”, pelo que “após esse período a autarquia passará a ter ganhos directos e efectivos”.

O município apoiou em 12.500 euros cinco Juntas de Freguesia que tomaram a iniciativa de seguir o exemplo municipal, produzindo e vendendo energia eléctrica à EDP. O investimento inicial, garantem os responsáveis camarários, “é integralmente suportado por capitais próprios, oriundos exclusivamente dos cofres do município, sem quaisquer incentivos ou comparticipação externa”.

A autarquia de Alvaiázere sublinha que com esta iniciativa contribuiu também para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) e, ao mesmo tempo, sensibilizar os cidadãos para a adopção de boas práticas em matéria de eficiência energética.

Sugerir correcção
Comentar