Desmantelar centrais nucleares vai custar à Suíça mais de 16 mil milhões de euros

Foto
O Parlamento suíço aprovou a saída progressiva do nuclear, numa reacção ao acidente de Fukushima Jonathan Ernst/Reuters

Os custos ligados ao desmantelamento das cinco centrais nucleares na Suíça foram estimados em 20,7 mil milhões de francos suíços (16,8 mil milhões de euros) e os trabalhos deverão durar 20 anos, anunciaram ontem as autoridades helvéticas.

O estudo, publicado pelo Departamento Federal da Energia, reviu em alta os custos em relação à estimativa anterior, datando de 2006.

A fase de pós-exploração, que deverá durar cinco anos, começa imediatamente depois da paragem definitiva da central e prevê a transferência do combustível para um armazém temporário. O seu custo está estimado em 1,7 mil milhões de francos suíços (cerca de 1,3 mil milhões de euros).

A etapa mais longa, entre 15 e 20 anos, é a da desmontagem e desmantelamento completo das centrais nucleares e do local armazenamento de Würenlingen, no Norte do país. Custará três mil milhões de francos suíços (cerca de 2,4 mil milhões de euros).

Com custos estimados em 16 mil milhões de francos suíços (13 mil milhões de euros), a etapa mais cara será a da gestão dos resíduos radioactivos. Inclui a construção e exploração de instalações de gestão do lixo nuclear, bem como o seu reprocessamento.

No final de Setembro, o Parlamento suíço aprovou a saída progressiva do nuclear, até 2034, numa reacção ao acidente na central de Fukushima, no Japão. A Suíça tem cinco reactores nucleares. De acordo com as recomendações emitidas no final de Maio pelo Governo, o reactor de Beznau I deverá ser desligado da rede em 2019, os de Beznau II e Mühleberg em 2022, o de Gösgen em 2029 e o de Leibstadt em 2034.

Sugerir correcção
Comentar