Reactor nuclear no Japão parou e ainda ninguém sabe porquê

Foto
Dos 54 reactores nucleares no Japão, apenas onze estão activos Tokyo Electric Power/Reuters

Um reactor da central nuclear de Genkai, no Sul do Japão, parou hoje automaticamente sem que ninguém saiba explicar porquê, admitiu a empresa responsável.

O reactor 4 da central Genkai, em Saga, parou às 13h40 locais (05h40, hora em Portugal), precisou a companhia Kyushu Electric Power.

“Não identificámos qualquer anomalia, como por exemplo um aumento da radioactividade”, garantiu um porta-voz da empresa, citado pela agência AFP. “Estamos à procura da causa para esta paragem automática”, acrescentou.

A central nuclear de Genkai tem quatro reactores que entraram em funcionamento em 1975, 1981, 1994 e 1997. Por causa da suspensão do quarto reactor, a central tem apenas um em funcionamento, uma vez que dois já estavam parados para trabalhos de manutenção.

Ontem, um painel de 25 especialistas japoneses começou a debater a revisão da política nuclear no país, posta em causa pela crise de Fukushima. Esta defendia um aumento da electricidade de origem nuclear em 53% até 2030.

Dos 54 reactores nucleares no Japão, apenas onze estão activos. Depois do sismo de magnitude 9 na escala de Richter, a 11 de Março, e do tsunami que lhe seguiu, 15 reactores foram imediatamente suspensos. Os reactores que suspendam a actividade só poderão voltar a funcionar depois de passarem por testes de resistência e de obterem a aprovação das autoridades locais.

Sugerir correcção
Comentar