Ilha do Corvo substitui esquentadores a gás por energias renováveis

Foto
A ilha do Corvo tem, de momento, cerca de 400 habitantes Paulo Ricca/arquivo

Na ilha do Corvo, os tradicionais esquentadores a gás vão ser substituídos por equipamentos que utilizam energias renováveis, num projecto da autarquia açoriana.

Os equipamentos - alimentados por painéis solares ou termodinâmicos ou ainda por bombas de calor - começarão a ser instalados ainda este ano, na sequência de um concurso que será lançado em meados de Outubro, informou Manuel Rita, presidente da Câmara do Corvo.

No total existem 154 aparelhos para montar nos lares do Corvo, onde “apenas quatro ou cinco casas é que não quiseram aderir” a este processo de reconversão energética.

“A instalação dos equipamentos que vão substituir os esquentadores a gás será gratuita. As pessoas não têm que pagar mais nada por isso”, garantiu o autarca, acrescentando que o processo envolve um investimento total de 700 mil euros.

A ilha do Corvo, com cerca de 400 habitantes, é a única do arquipélago dos Açores totalmente dependente de combustíveis (gás butano, gasóleo e gasolina) transportados por via marítima, o que tem elevados custos associados, além dos riscos de ruptura decorrentes do mau tempo no Inverno. Actualmente, o governo regional paga 24 euros pelo transporte de cada garrafa de gás de S. Miguel para o Corvo.

Sugerir correcção
Comentar