Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros vai receber 20 mil novas árvores

Foto
A Fundação já plantou 880 mil árvores em Portugal desde 2003 Miguel Manso/arquivo

Cerca de 20 mil carvalhos, sobreiros e pinheiros serão plantados por duas mil pessoas no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, na freguesia de Alcaria, informou a Fundação Floresta Unida.

A campanha está agendada para 22 de Outubro e vai decorrer numa área de 20 hectares em Porto de Mós, explicou David Lopes, presidente da Fundação.

As árvores serão mantidas durante 30 anos, uma garantia dada por uma equipa multidisciplinar que realizou em Porto de Mós um estudo sobre a fauna e a flora local dos últimos cem anos e analisou dados como a exposição solar e o tipo de solo. Uma das preocupações “é a plantação de árvores que criem entre cada uma das espécies uma ligação que dificulte ou retarde possíveis incêndios”, adiantou David Lopes.

As árvores serão plantadas por um máximo de 2000 voluntários, por razões de segurança. “A maioria dos voluntários é recrutada entre as empresas patrocinadoras, em ‘regime’ de responsabilidade social, já que tudo o que é lá plantado passa a ser património público”, disse David Lopes.

O investimento em Porto de Mós acontece na sequência da apresentação de uma candidatura para reabilitar uma área que foi destruída pelos incêndios há alguns anos.

A acção insere-se “no maior esforço de reflorestação sustentável a nível mundial”, sublinhou David Lopes, lembrando que a Fundação já plantou 880 mil árvores em Portugal desde 2003. A Floresta Unida é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve acções que garantam o desenvolvimento sustentável do património florestal. Tem definidas 42 áreas de actuação em Portugal, mas também tem no currículo campanhas em Espanha, França, Itália e Chile.

Sugerir correcção
Comentar