Defensores das aves dizem que Berlengas estão “praticamente ao abandono”

Foto
O arquipélago das Berlengas e a área marinha envolvente são um ecossistema de grande importância Foto: Nelson Garrido

Poucos vigilantes e embarcações e zonas de protecção integral sem fiscalização fazem parte do dia-a-dia das Berlengas, recém-criada Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, “praticamente ao abandono”, denuncia a Spea (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves).

O arquipélago das Berlengas e a área marinha envolvente são um “ecossistema de grande importância a nível nacional e internacional”, onde existe a única colónia de Cagarra em Portugal Continental e o único lugar de nidificação do Airo, emblema da Reserva Natural e, no entanto, praticamente extinto como nidificante. Em 2008, foi classificada como IBA (Área Importante para as Aves) pela SPEA e pela BirdLife Internacional.

Ainda assim, os “recursos disponibilizados pelo Governo português para a proteger e gerir adequadamente são quase inexistentes”, lamenta a organização, em comunicado.

“Com uma dotação de vigilantes claramente insuficiente, sobretudo na época estival, e sem embarcações suficientes para assegurar a fiscalização da área marinha e das pescas, as Berlengas representam um claro exemplo duma área natural com enorme potencial deixada praticamente ao abandono por parte do Governo Português”, acrescenta.

A Spea lamenta que esta nova Reserva Mundial da Biosfera não tenha “uma estratégia de financiamento clara que possa travar as urgentes ameaças que existem neste momento nas ilhas”. Entre essas ameaças estão a massificação de visitantes, gestão dos resíduos gerados na Berlenga, ausência de fiscalização nas zonas de reserva integral marinhas e a presença de ratos que se alimentam dos ovos e juvenis das aves nidificantes.

“Não se pode criar uma Reserva sem pensar nos mecanismos financeiros necessários à protecção dos seus valores naturais”, comentou Iván Ramírez, coordenador do Programa Marinho Europeu da BirdLife International e da Spea.

O processo de candidatura das Berlengas a Reserva Mundial da Biosfera, apresentado pela Câmara Municipal de Peniche, tinha como objectivos equilibrar as actividades locais com a protecção da biodiversidade. Aquando da entrega do processo, a autarquia considerou que a distinção das Berlengas seria "o reconhecimento do valor do património natural da Reserva Natural das Berlengas", demonstrando também que há problemas de conservação da natureza e de desenvolvimento do espaço. Com esta candidatura a autarquia pretendia "promover a sustentabilidade ambiental, criando-se uma ligação entre a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento económico".

Sugerir correcção
Comentar