Governo japonês equaciona retirar mais pessoas em redor de Fukushima

Foto
Alguns dos habitantes de Minamisoma já estão dispostos a abandonar a cidade Foto: Yuriko Nakao/Reuters

O Governo japonês anunciou que decidirá muito brevemente se vai, ou não, ordenar a retirada de mais pessoas em redor da central nuclear de Fukushima. Os níveis de radioactividade excederam os limites.

Esta tomada de posição surge depois de ter sido detectada em algumas zonas das cidades de Date e Minamisoma níveis de exposição à radioactividade que excedem os 20 millisieverts por ano, limite definido pelo Governo, noticia hoje a estação de televisão japonesa NHK. Estas cidades localizam-se fora da actual área de evacuação, num raio de 20 quilómetros.

De acordo com o autarca de Minamisoma, Katsunobu Sakurai, a população está preocupada com a situação e alguns habitantes afirmaram estar preparados para abandonar a cidade.

Mas não são os únicos preocupados. Segundo o jornal japonês “Mainichi”, os moradores na área metropolitana de Tóquio também dão conta da sua preocupação com os níveis de radiação libertados pela central, danificada desde o sismo e tsunami de 11 de Março. Na província de Chiba – onde foram detectados níveis de radioactividade acima do limite legal em vegetais produzidos localmente -, seis cidades pediram a constante monitorização aos níveis de radioactividade no solo. Medidas semelhantes estão a ser tomadas nas províncias vizinhas de Kanagawa e Saitama, avança aquele jornal.

Ontem, o Governo anunciou terem sido detectados níveis de radioactividade em onze locais fora da zona de evacuação em redor de Fukushima. O estrôncio 89 e 90 poderão aumentar as probabilidades de cancro nos ossos e leucemia. Ainda assim, o Ministério da Ciência e Educação garantiu que os níveis detectados são mínimos e não representam ameaças para a saúde humana.

Greenpeace alerta para ameaça de Fukushima à saúde das crianças

A organização ecologista Greenpeace pediu hoje ao Japão para retirar crianças e grávidas da cidade de Fukushima, situada a 60 quilómetros da central com o mesmo nome, por causa dos elevados níveis de radioactividade.

Em conferência de imprensa, a organização pediu ao Governo "que ajude financeira e logisticamente a retirada rápida de grávidas e crianças que vivam nas zonas altamente radioactivas e proceda a uma limpeza completa dos locais contaminados", citou a agência AFP.

Jan Beranek, responsável pela campanha contra o nuclear na organização, considerou que o rio de 20 quilómetros em redor da central de Fukushima é insuficiente.

Sugerir correcção
Comentar