China está preocupada com o lançamento de água radioactiva para o oceano

Foto
Ontem, as autoridades anunciaram ter detectado vestígios de iodo radioactivo em espinafres cultivados na China Foto: Bobby Yip/Reuters

A China está preocupada com o lançamento de água radioactiva da central nuclear de Fukushima para o oceano e apela ao Japão para proteger o ambiente marinho, declarou hoje o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Hong Lei.

“Enquanto vizinhos do Japão, expressamos a nossa maior inquietude. Esperamos que, de acordo com a legislação internacional, o Japão tome medidas eficazes para proteger o ambiente marinho”, disse Hong, numa nota divulgada no site do ministério.

A China pede ainda ao Japão para “lhe comunicar rapidamente as informações sobre este assunto, de forma completa e exacta”, acrescentou o porta-voz chinês.

Desde o início da semana que a Tepco, empresa proprietária e que opera a central de Fukushima, tem vindo a lançar para o oceano Pacífico milhares de toneladas de água com baixos níveis de radioactividade. O plano é lançar um total de 11.500 toneladas. Enquanto isso, durante alguns dias, o reactor 2 esteve a lançar água altamente contaminada para o mar. Anteontem, a Tepco anunciou que conseguiu estancar a fuga.

Seis dias depois do sismo e tsunami, a 11 de Março, a China apelou ao Japão para lhe fornecer informações, avaliações e previsões sobre a crise nuclear “de uma maneira oportuna e precisa”.

Ontem, as autoridades chinesas anunciaram ter detectado vestígios de iodo radioactivo em espinafres cultivados na China. A província chinesa mais próxima de Fukushima, Jilin, fica a cerca de mil quilómetros da central.

Sugerir correcção
Comentar