Quercus denuncia abate ilegal de dezenas de sobreiros em Coimbra

Foto
O sobreiro está protegido por lei desde 2001 Foto: Pedro Cunha/arquivo

Dezenas de sobreiros estão a ser abatidos, ilegalmente, para a construção de uma superfície comercial no Planalto da Guarda Inglesa junto de Santa Clara, em Coimbra, denuncia a Quercus.

A associação esteve no local e confirmou que, “além da existência de sobreiros cintados que foram requeridos para abate, estavam a abater sobreiros de grande porte que não estavam cintados, sem que existisse autorização”, revela em comunicado.

Anteontem, o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR (Sepna) foi chamado ao local e levantou um auto de notícia por contra-ordenação. No entanto, segundo a Quercus, a intervenção continuou no Planalto da Guarda Inglesa. Tendo em conta a “ilegalidade do avanço das obras”, a associação “alertou novamente a GNR para a necessidade de reforçar a fiscalização”.

Na zona existem “povoamentos de sobreiro e de espécies autóctones com interesse conservacionista, tendo mesmo sido sugerido a criação de um Parque Florestal Urbano no planalto”. Na altura da consulta pública promovida pela Câmara Municipal de Coimbra para o planeamento da Estruturação do Planalto de Santa Clara, a Quercus emitiu parecer negativo em Janeiro de 2006. “Consideramos que qualquer Plano de Urbanização do Planalto de Santa Clara deve salvaguardar a necessidade de conservação dos povoamentos de sobreiro existentes”, declara a associação.

A Quercus pede um planeamento “coerente e em consonância o correcto ordenamento do território” para o desenvolvimento da da zona do Planalto da Guarda Inglesa e de Santa Clara.

O território nacional do sobreiro (Quercus suber) estende-se por 737 mil hectares, segundo o Inventário Florestal Nacional de 2006. Ou seja, 32 por cento da área que a espécie ocupa no Mediterrâneo ocidental. A árvore está protegida por lei desde Maio de 2001.

Sugerir correcção
Comentar