Limpar Portugal recolheu 1500 toneladas de lixo

Foto
Este ano a iniciativa centrou-se sobretudo na consciencialização ambiental Adriano Miranda (arquivo)

Mais de 1500 toneladas de lixo foram recolhidas durante a segunda edição do Limpar Portugal que decorreu no fim-de-semana um pouco por todo o país. Segundo Carlos Evaristo, da AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal, cerca de nove mil voluntários aderiram à iniciativa que, este ano, mais do que limpar se centrou em actividades de consciencialização ambiental.

A quantidade de resíduos – plásticos, vidro, lixo orgânico, madeiras, pneus, garrafas, colchões, sofás, entre outros – para já contabilizada foi recolhida, sobretudo, na mata do Bom Jesus, em Braga, e em lixeiras de Oliveira de Azeméis e Oliveira do Bairro. Apesar de, em alguns locais, o lixo ainda estar a ser transportado por juntas de freguesia, Carlos Evaristo acredita que não deverá ultrapassar muito as 1500 toneladas. “Este ano não tivemos muitas situações de limpeza, mas sobretudo acções de sensibilização”, frisa, referindo-se a exposições, confraternizações, caminhadas, workshops e peddy-pappers que contaram com o apoio das autarquias.

Em 2010, 100 mil voluntários recolheram cerca de 50 mil toneladas de resíduos em mais de cinco mil lixeiras. Apesar de não ter sido feito um “levantamento exaustivo”, Carlos Evaristo estima que, em 60 por cento dos locais, o lixo voltou.

Sugerir correcção
Comentar