Almeirim quer criar dois hectares de “bio hortas” urbanas

Foto
A Agrobio fará a formação dos agricultores Foto: Adriano Miranda/arquivo

A Câmara Municipal de Almeirim vai disponibilizar um terreno com cerca de dois hectares para “bio hortas” urbanas, um projecto que prevê ainda um mercado semanal e a confecção de uma refeição escolar mensal com produtos de agricultura biológica.

O projecto foi aprovado na última reunião de Câmara com os votos do PS e da CDU, informou Pedro Ribeiro, vice-presidente da autarquia, que acredita que estará implementado ao longo deste trimestre. A iniciativa vai contar com a colaboração da Agrobio, cooperativa de produtos de agricultura biológica.

O terreno para as hortas, situado na zona Norte da cidade e actualmente ocupado com eucaliptos, vai ser dividido em talhões com uma dimensão média de 25 metros quadrados, que serão distribuídos pelos interessados.

A Agrobio fará a formação destes “agricultores”, bem como o acompanhamento e a certificação da produção, adiantou.

Os produtores da região certificados na produção de agricultura biológica passarão a ter mais um local de venda dos seus produtos, já que o projecto prevê a realização de um mercado semanal, aos sábados, na Esplanada das Laranjeiras. Para Pedro Ribeiro, este pode constituir um incentivo a quem queira passar a produzir em modo biológico.

A outra vertente do projecto passa pela confecção de uma refeição mensal (todas as terceiras quartas-feiras do mês) com produtos de agricultura biológica a servir aos alunos de todas as escolas do concelho cujo refeitório é da responsabilidade da autarquia (pré escolar, primeiro, segundo e terceiro ciclos). “Este é também um incentivo ao consumo de produtos produzidos localmente.”

Sugerir correcção
Comentar