Castro Verde já pode transformar lixo orgânico em adubo através de compostores comunitários

Os habitantes de Castro Verde vão poder transformar lixo orgânico em adubo através dos cinco compostores comunitários que foram instalados no concelho, um dos primeiros do país a poder fazer compostagem comunitária.

Quatro compostores foram instalados na vila de Castro Verde e outro na vila de Entradas. A iniciativa surge no âmbito do projecto "Orgânica Verde", lançado há um ano pela Câmara e Liga para a Protecção da Natureza (LPN) para "promover e incentivar a compostagem doméstica" no concelho. O objectivo final é “reduzir a deposição de resíduos orgânicos em aterro”.

O processo biológico da compostagem, através da acção de microrganismos, permite transformar resíduos orgânicos biodegradáveis, como restos de vegetais crus ou resíduos verdes (aparas de relva, flores, folhas e pequenos ramos), num produto conhecido por composto que pode ser usado como adubo para fertilizar terras.

Segundo o município, o composto produzido em cada compostor será para usufruto dos habitantes que colocarem resíduos e colaborarem na manutenção do produto e do equipamento. "A ideia é que os moradores de cada bairro se organizem entre si para realizarem a manutenção do compostor, revolvendo e humedecendo o futuro composto, sempre que necessário", explica o município.

Os habitantes que queiram fazer compostagem comunitária podem pedir à Câmara ou à LPN um manual de compostagem e um mini-balde do projecto, que poderão colocar na sua bancada de cozinha para depois despejarem directamente no compostor, explica o município.

No entanto, alerta a autarquia, as grandes quantidades de resíduos verdes resultantes de limpezas de jardins "deverão continuar a ser encaminhados para a Unidade Municipal de Compostagem".

Através do "Orgânica Verde", a decorrer até Dezembro deste ano, a Câmara e a LPN também promoveram workshops de compostagem e distribuíram compostores domésticos junto dos aderentes ao projecto e instalaram compostores em escolas do concelho, nas quais decorreram acções de sensibilização sobre compostagem.

Sugerir correcção
Comentar