Borba vai recolher e tratar soros da produção de queijos

Um centro de recolha, tratamento e aproveitamento de soros provenientes das queijarias vai ser construído em Borba, no distrito de Évora, para valorizar aqueles resíduos e evitar a poluição provocada pelo seu encaminhamento para os esgotos.

O presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo de Sá, adiantou à agência Lusa que o centro vai resultar de um investimento da empresa EcoSoros - Transformação de Soros Lácteos, que apresentou uma candidatura do projecto à comparticipação de fundos comunitários. "Através da parceria entre o município e aquela empresa, pretende-se resolver o problema ambiental proveniente da actividade das queijarias do concelho", frisou o autarca, segundo o qual, os resíduos dos cerca de 20 produtores de queijo instalados no concelho, sobretudo em Rio de Moinhos, são alvo de um pré-tratamento", mas muitos seguem para o sistema de esgotos. "Os produtores dão algum do soro aos animais, mas o resto vai para os esgotos. Este soro polui e estraga muito as estações de tratamento de águas residuais", disse Ângelo de Sá.

Com o projecto candidatado a apoios comunitários, o objectivo é que estes soros possam ser recolhidos pela empresa, que depois terá como missão tratá-los, com a sua posterior transformação num bem comercializável, explicou o presidente da câmara, precisando que, quando o centro estiver a funcionar, os resíduos podem ter vários aproveitamentos, nomeadamente nas indústrias química e farmacêutica.

O queijo de Borba é exportado, em pequenas quantidades, para França, Brasil e Espanha, constituindo uma das actividades económicas mais importantes do concelho alentejano.

Sugerir correcção
Comentar