Metropolitano de Lisboa alarga período autorizado para o transporte de bicicletas

Foto
Vai passar a ser autorizado o transporte de bicicletas no metro a partir das 20h00 nos dias úteis Enric Vives-Rubio (arquivo)

A partir de 22 de Setembro, o Metropolitano de Lisboa vai alargar em meia hora o período em que se podem transportar bicicletas em toda a rede do metro, foi hoje anunciado. À tarde será entregue o III Prémio nacional “Mobilidade em Bicicleta”.

Vai passar a ser autorizado o transporte de bicicletas no metro a partir das 20h00 nos dias úteis e durante todo o horário de exploração aos fins-de-semana e feriados. Até agora era permitido transportar bicicletas no Metro, aos dias úteis, a partir das 20h30.

Segundo disse o Metropolitano de Lisboa ao PÚBLICO, “tem-se verificado uma maior adesão da população ao transporte de bicicletas na rede do Metro”.

Actualmente, o transporte gratuito de bicicletas também é permitido nas composições do comboio suburbano Fertagus (excepto das 07h00 às 10h30, no sentido Sul-Norte, e das 16h30 às 19h30 no percurso inverso), nas embarcações da Transtejo e Soflusa (proibido na ligação Cacilhas-Cais do Sodré no sentido Sul-Norte das 06h30 às 09h30 e das 17h00 às 20h00 no sentido inverso) e nos comboios da CP nas linhas de Sintra, Cascais, Azambuja e Sado (não é autorizado das 07h00 às 10h00 nos percursos até Lisboa e das 16h00 às 20h00 em direcção à periferia).

Esta tarde vai ser entregue a III Edição do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, iniciativa da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), no auditório do Metro do Alto dos Moinhos.

O evento contará com a presença da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino. Um dos homenageados será Mário Soares.

O galardão foi criado em 2006 para “reconhecer publicamente o contributo de determinadas entidades que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes”, explica a federação.

Sugerir correcção
Comentar