Campanha para redução de sacos plástico marca Dia Mundial do Ambiente

Foto
Em Portugal, levamos, anualmente, para casa mais de duas mil toneladas de sacos distribuídos ou vendidos nas superfícies comerciais Paulo Ricca

"Mude os seus hábitos! Rumo a uma economia com reduzida produção de carbono" é o slogan do Dia Mundial do Ambiente, que hoje se assinala com iniciativas a nível nacional, nomeadamente uma campanha para redução do consumo de sacos de plástico.

O Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional promove, a partir de hoje, uma campanha de sensibilização em grandes superfícies comerciais para a redução do consumo de sacos de plástico, passando pela substituição destes por sacos reutilizáveis.

"Um dos mais graves problemas ambientais com que a sociedade actual se depara é o dos sacos de plástico que diariamente são oferecidos para o transporte de compras. No mundo são consumidos anualmente 500 biliões de sacos de plástico, os quais levam em média 500 anos a degradar-se. Em Portugal, levamos, anualmente, para casa mais de duas mil toneladas de sacos distribuídos ou vendidos nos super e hipermercados, bem como no pequeno comércio", refere em comunicado o Ministério do Ambiente.

Por sua vez, a Assistência Médica Internacional (AMI) promove hoje a 13ª Campanha de Reciclagem de Radiografias, para assinalar o Dia Mundial do Ambiente. Durante duas semanas, a AMI vai tentar recolher o maior número possível de radiografias, com mais de cinco anos ou sem valor clínico em milhares de farmácias do país (Continente e Ilhas).

"Os objectivos passam por recolher donativos através da venda da prata resultante da reciclagem das radiografias", disse fonte da AMI. "A percepção ambiental é outro dos objectivos, visto que o ambiente passou a ser o quarto pilar de acção da AMI", reforçou.

As receitas provenientes da reciclagem das radiografias reverterão para o projecto de acção social da AMI em Portugal, nomeadamente às populações mais desfavorecidas, bem como para missões internacionais em mais de 40 países.

Também com o intuito de celebrar o Dia Mundial do Ambiente, o Partido Ecologista "Os Verdes" e a Ecolojovem promovem uma iniciativa que consistirá na realização de um jogo de perguntas/respostas, com o objectivo de alertar e consciencializar a população para os diversos problemas ambientais, bem como divulgar certas medidas que se devem adoptar para melhorar a qualidade ambiental.

Esta iniciativa será antecedida por acções de distribuição de documentos em várias saídas de estações de metro, em Lisboa, entre as quais Baixa-Chiado, Marquês de Pombal e Campo Grande.

"Os documentos conterão, entre outra informação, dados relativos à quantidade de água gasta por cada pessoa ou por uma torneira a pingar", afirmou a Lusa fonte do partido.

Além destas acções, "Os Verdes" levarão a campanha "Stop às Alterações Climáticas" a Aguiar da Beira e a Fornos de Algodres (distrito da Guarda) e participarão num debate sobre as "Alterações Climáticas" na ilha de Santa Maria, nos Açores.

A Câmara Municipal de Évora irá igualmente promover uma acção de sensibilização sobre os "3 R's" (reduzir, reutilizar e reciclar) e a "Utilização de Ecopontos", em duas associações de idosos do concelho. Nestas instituições vão ser distribuídos folhetos sobre aqueles temas, elaborados por crianças dos jardins de infância, e vão ser entregues ecopontos.

Ainda no âmbito do Dia Mundial, o Departamento de Ambiente e Espaços Verdes da Câmara Municipal de Lisboa promoverá, hoje e amanhã, o "Congresso da Criança", com a participação de 1200 crianças das escolas e com a presença do vereador do Ambiente e Espaços Verdes, José Sá Fernandes.

No Cinema de S.Jorge, os mais novos terão ainda a oportunidade de interpelar os responsáveis pela gestão ambiental de Lisboa sobre questões ambientais, seguindo-se uma visita ao Parque Florestal de Monsanto, onde lhes será proporcionado um vasto conjunto de actividades lúdico-pedagógicas.

Sugerir correcção
Comentar