Descoberta espécie de palmeira gigante em Madagáscar

Foto
Estima-se que existam menos de cem destas palmeiras gigantes Royal Botanic Garden Kew

Uma palmeira gigante (Tahina spectabilis) que pode crescer até aos 20 metros – e ser visível no Google Earth - para depois dar flor e morrer foi identificada na ilha de Madagáscar como um novo tipo de palmeira pelos botânicos do Royal Botanic Gardens Kew.

Tahina spectabilis

quer dizer na língua de Madagáscar “abençoada” ou “a ser protegida” e também é um dos nomes de Anne-Tahina Metz, a filha do francês Xavier Metz, agricultor naquela ilha, que descobriu a palmeira, quando passeava com a sua família numa região remota na zona Norte da ilha.

As fotografias da palmeira foram enviadas para os botânicos dos Royal Botanic Garden Kew, mais especificamente, para John Dransfield – co-autor do “Guia de Campo das Palmeiras de Madagáscar - que a identificaram como um novo tipo de palmeira. Para isso analisaram o material da palmeira que foi recolhido e enviado para o herbário dos jardins botânicos.

O tronco da palmeira pode chegar aos 20 metros e as suas folhas aos cinco metros de diâmetro, segundo os jardins botânicos.

Os botânicos estão surpreendidos com o estranho ciclo de vida da palmeira, que pode crescer até alturas estonteantes, dar flor e frutos e depois morrer devido ao esgotamento das suas reservas de nutrientes.

Estima-se que existam menos de cem destas palmeiras gigantes, o que representa um desafio para a sua conservação, aliado ao facto de ser tão raro darem flor e frutos.

Segundo os jardins botânicos, a maioria das palmeiras de Madagáscar estão seriamente ameaçadas de extinção devido à perda de habitat.

A localização exacta da Tahina spectabilis está a ser mantida em segredo e as sementes estão a ser recolhidas para que possam crescer em jardins botânicos de todo o mundo e garantir a sua sobrevivência.

Em Madagáscar existem mais de dez mil espécies de plantas, 90 por cento das quais não existem em mais nenhum lugar do planeta.

Sugerir correcção
Comentar