Olivais biológicos vão ser subsidiados pelo Estado

Foto
Paulo Ricca/PÚBLICO (arquivo)

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural anunciou que o Governo vai conceder apoios financeiros específicos para a olivicultura biológica, pagando 510 euros por hectare, no caso do regadio, e 236 para o sequeiro.

Em declarações à Lusa, após ter participado nas I Jornadas Nacionais de Olivicultura Biológica, que decorreram em Figueira de Castelo Rodrigo, na noite de sexta-feira, Rui Nobre Gonçalves afirmou que este apoio serve para compensar as dificuldades competitivas da olivicultura biológica face ao método tradicional.

"A agricultura biológica não usa fertilizantes químicos, nem pesticidas, por isso a produtividade é menor. Este género de agricultura presta também um serviço ambiental e protege a paisagem e isso também deve ser valorizado", frisou o governante.

Rui Nobre Gonçalves considera que será vantajoso optar por este método de produção, já que os valores serão "bastante superiores" aos subsídios genéricos concedidos à cultura do olival tradicional, que não terá apoios por hectare, mas que "continuará a ter apoios ao investimento, como por exemplo nos casos de plantação de novo olival".

Sugerir correcção
Comentar